logoexpressovagas

Como Falar Sobre Você Mesmo na Entrevista


Na hora da entrevista uma das coisas que mais nos deixa encabulados é falar sobre nós mesmos. Reunimos dicas pra você se sair bem nesse setor.


Por: Redação em Terca-Feira, 27 de julho de 2021








Dicas de Carreira

Em uma entrevista de emprego é comum que o entrevistador, em determinado momento, peça para que você fale a respeito de si mesmo. Sem dúvidas esse é um instante de grande importância para a sua entrevista, e ouvir a frase “fale-me mais sobre você” é algo que pode gelar até a espinha.
E é nesse momento em que muitos travam, não sabem o que responder, e quando isso acontece não nada positivo, tendo em vista a importância desta questão dentro da entrevista de emprego. Esse, geralmente, é uma das primeiras perguntas exposta, e pode redirecionar toda a entrevista.
Definir você em palavras, sua personalidade e os aspectos relativos a você mesmo é realmente muito complicado, já que isso não é algo que fazemos constantemente, além do fato de podermos parecer um tanto quanto egocêntrico ou mesmo pedante.
Mas saiba que existem diversos meios de responder essa questão tão complicada e falar sobre si mesmo dentro da entrevista de emprego. Contudo, para respondê-la de modo satisfatório, você deverá enfrentar diversas questões de sua vida pessoal.

CONFIANÇA

O primeiro passo é ter confiança em si e no que irá dizer sobre o que você é, mesmo que isso seja muito complicado. E não somos só nós que sabemos da dificuldade de responder essa pergunta, seu entrevistador tem consciência dessa dificuldade.
Por isso, não tenha medo de transparecer sua confiança, tenha segurança em responder. Quando o seu entrevistador o questiona a despeito do que você pode dizer de si mesmo, ele está pronto para analisar a sua reação.

RESUMA-SE

O mercado de trabalho atual busca cada vez mais pessoas que consigam fazer o melhor e menor tempo, pessoas que conseguem dar uma boa resposta em poucas palavras. Então fazer uma síntese em sua resposta em palavras-chave pode ser uma saída excelente para quem não sabe o que dizer de si mesmo em sua entrevista de emprego.
Para falar sobre você mesmo em sua entrevista de emprego, é possível utilizar-se de resumos. Ao dizer, por exemplo, “eu posso resumir o que entendo de mim mesmo em quatro palavras” e em seguida encaixar quatro características sua que melhor o definam
Além de dar um destaque a sua resposta, chamando a atenção do seu entrevistador, você poderá demonstrar objetividade e criatividade com a sua resposta, aspectos que o colocam a frente de sua concorrência, demonstrando ao entrevistador a sua capacidade da conseguir dar uma boa resposta em poucas palavras.

SUAS CARACTERÍSTICAS

Podendo estar ligado ao item anterior ou não, destacar suas características pode ser algo interessante a ser usado. Lembre-se de aspecto inerentes a você que seus amigos ou familiares sempre dizem, ou mesmo características que você sabe que possua.
Alie isso à confiança, apresentando firmemente a sua resposta. Quando responder algo que outras pessoas dizem a respeito de você, tente transparecer sua capacidade de perceber a posição das outras pessoas.

DO QUE VOCÊ GOSTA? FALE SOBRE ISSO

Um jeito fácil de você conseguir falar a respeito de si mesmo é responder citando aquilo que você gosta de fazer, suas preferências. Muitas vezes seu entrevistador irá buscar saber o que te mantém motivado para continuar, e suas paixões e gostos podem ajudá-lo a descobrir isso.
Alie a sua resposta com a sua carreira profissional e a vaga que você vem buscando. Por exemplo, se o local onde você quer trabalhar desenvolve atividades relacionadas à interação com pessoas, diga que gosta ser prestativo e de ajudar o próximo. Use sua criatividade, e paixões, claro, para conseguir se sair bem na resposta.

SEJA BEM HUMORADO

Tenha calma com esse item! Não o utilize em empresas cujo ambiente profissional seja extremamente sério e centrado. Procure usar o bom humor em empresas que dão valor para um ambiente um tanto quanto mais leve e que gostem de ter uma interação mais descontraída entre público e funcionários.
Mas vamos ao que interessa. Usar o bom humor para “driblar” o medo e a dificuldade de falar sobre si mesmo é um dos meios mais úteis, aliviando o estresse do momento e demonstrando ao seu entrevistador uma personalidade humorada.
Tente se valer do seu melhor sorriso, passando uma excelente primeira impressão ao demonstrar também que você não se intimida com um ambiente fora da sua zona de conforto.

Independentemente do método escolhido, seja um dos que citamos ou outro de sua preferência, procure demonstrar que você está confortável com a resposta. Dê ao seu entrevistador um vislumbre do bom profissional que você, e do grande adicional que será para a empresa.
A melhor forma de se sair bem respondendo essa pergunta é sendo sincero, mostrando também profissionalismo e um interesse real na vaga disputada.

COMPARTILHE:


COMENTE:




Veja também:
assédio-sexual-no-ambiente-de-trabalho
Dicas de Carreira
Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho
1 ano atrás
como-procurar-emprego-no-exterior
Dicas de Carreira
Como Procurar Emprego no Exterior
1 ano atrás
o-que-evitar-em-seu-perfil-do-linkedin
Dicas de Carreira
O Que Evitar em Seu Perfil do Linkedin
1 ano atrás
7-motivos-para-buscar-um-novo-emprego
Dicas de Carreira
7 Motivos para Buscar um Novo Emprego
1 ano atrás
quais-perguntas-fazer-ao-empregador-durante-a-entrevista?
Dicas de Carreira
Quais Perguntas Fazer ao Empregador Durante a Entrevista?
1 ano atrás







SITE GRATUITO. Se algum recrutador solicitar pagamentos Diga NÃO!
Saiba mais
.
Você é uma empresa precisando contratar?
logoExpressoVagasPNG